Choose your country

MENNEKES

MIDENA Elektrowerkzeugbau GmbH

Competência e qualidade na construção de moldes

Desde 2000, o nome "MIDENA Elektrowerkzeugbau" é sinónimo de máxima qualidade e precisão. Na era da alta tecnologia, a construção de ferramentas e moldes constitui um elemento central da cadeia de valor industrial, pois representa o elo de ligação entre o desenvolvimento e a produção. É, em grande medida, determinante para os custos, a qualidade e o tempo até à colocação no mercado de novos produtos. Para garantir a competitividade global, é indispensável ter uma ótima estratégia de mercado e adaptar continuamente os produtos às necessidades dos clientes. O conhecimento da situação atual do mercado e a atualização dos processos de produção internos revestem-se de particular importância. A MIDENA assumiu o desafio de otimizar os métodos de produção de ferramentas e moldes complexos para cumprir os mais elevados requisitos dos processos de trabalho industriais em termos económicos e qualitativos. Cumprimos esta exigência aplicando diferentes tecnologias CAD/CAM, bem como uma tecnologia de maquinação de alto rendimento, por exemplo, a fresagem a 5 eixos. A simbiose entre especialistas altamente motivados e as mais modernas instalações de produção, bem como o desenvolvimento de complexas estratégias de maquinação permitem-nos criar processos de trabalho rentáveis. Em linha com estas exigências, a MIDENA participa ativamente com os seus serviços no mercado da atualidade e do futuro.

A equipa

Os longos anos de experiência prática da nossa equipa coordenada de especialistas e as mais modernas máquinas CNC garantem a máxima qualidade dos produtos no fabrico de moldes por injeção. O sistema PPMS da SEGONI garante um tratamento das encomendas orientado para o cliente e um controlo rigoroso dos prazos. Um serviço fiável de modificações e reparações complementa a nossa gama de prestações. A nossa eficiente equipa garante o cumprimento das mais elevadas exigências de qualidade e dos mais curtos prazos de execução. Uma das nossas especialidades é a produção de moldes de corrediça usando um sistema de canais quentes e de múltiplos componentes.

Os nossos jovens colaboradores formados internamente na área da mecânica de precisão constituem o garante da nossa eficiência, inclusivamente no futuro.

O nosso foco

PPMS (sistema de produção, de processos e de gestão)

O sistema PPMS da SEGONI é a ferramenta informática para os processos operacionais das pequenas e médias empresas de construção de moldes. Optámos pela SEGONI para garantir a organização e o controlo orientados para os processos de produção de componentes individuais e de pequenas séries. Os dados técnicos e comerciais são administrados no mesmo sistema. O software de gestão estável da SEGONI pode ser usado sem qualquer dificuldade por pessoas leigas em informática. Serve para realizar cálculos aproximados e de precisão na fase de orçamentação e permite igualmente a avaliação direta das capacidades e dos prazos em caso de adjudicação da proposta.

CIMATRON (3D-Systems)

As nossas máquinas são programadas exclusivamente com produtos de software da 3D Systems. Usamos o Cimatron há muitos anos para todo o processo de elétrodos, desde a derivação, documentação e programação NC até à emissão automática dos parâmetros de erosão mediante a configuração EDM nas máquinas de eletroerosão por penetração. Todos os programas de fresagem NC, desde a maquinação de cavidades até à fresagem simultânea a 5 eixos, passando pela fresagem a 3+2 eixos, são criados com o Cimatron NC. Além disso, o Cimatron também nos permite alterar os dados dos seus produtos, se necessário. Para as operações de desbaste a alta velocidade utilizamos a extensão de software VoluMill. Para além das poupanças de tempo que este módulo oferece, permite-nos ainda usar as nossas capacidades de produção de forma muito mais flexível. Graças à reduzida carga do fuso, as máquinas aparentemente inadequadas para operações de desbaste podem ser utilizadas para essas operações, caso necessário.

Moldes de corrediça

A MIDENA fabrica as mais diversas versões de movimentos: para utilizar como contra-saídas internas e externas ou como movimentos internos. As nossas ferramentas com movimentos laterais desmoldam as contra-saídas com a ajuda de guias inclinadas ou placas de cames deslizantes com cilindros hidráulicos ou pneumáticos. Além disso, disponibilizamos as opções seguintes para a contra-saída: machos divididos que podem ser apertados ou desapertados mediante efeito de cunha, bem como machos retráteis. Estão ainda disponíveis combinações de movimentos e núcleos retráteis, p. ex., na área da desmoldagem de roscas sem unidades de abertura de roscas. Fabricamos também complexas ferramentas de desenroscamento com unidades de transmissão de acordo com as especificações do cliente. Existe igualmente a possibilidade de integrar machos retráteis como unidades pré-fabricadas por fabricantes de renome nos moldes. São utilizados machos e/ou casquilhos roscados que libertam as roscas no molde por meio de rotação durante o processo de desmoldagem. Estes podem ser acionados pelo movimento de abertura da ferramenta, tais como fusos de rosca de passo rápido, cremalheiras, etc. ou por unidades de desenroscamento especiais. 

Reparações

Neste caso, distinguimos entre pedidos de reparação, modificação e manutenção. As denominadas reparações de emergência são um tipo especial de pedidos de reparação. A falha do molde durante a produção em curso pode causar longos tempos de paragem e custos elevados. É aqui que entra em ação a nossa equipa especializada. Prestamos assistência técnica no local quando se trata de pequenas reparações. Para reparações maiores, é necessário enviar-nos os moldes. Dispomos de uma ponte rolante e de diversos equipamentos de elevação para a desmontagem imediata. Em seguida, efetuamos uma análise de danos imediata e definimos o procedimento a seguir, que comunicamos em simultâneo ao cliente. Os pedidos são processados e concluídos com a máxima prioridade, recorrendo às opções de soldadura a laser e a diferentes tipos de revestimento de reparação, p. ex., o revestimento químico externo com níquel sólido. Os ciclos de produção das máquinas de moldagem por injeção são cada vez mais curtos. Por isso, é indispensável submeter os moldes a uma manutenção regular por pessoal especializado. Nesse âmbito, são desde logo substituídos os componentes danificados. Também a este nível, beneficiamos das vantagens do sistema PPMS, porque todos os trabalhos realizados no molde ficam guardados. O histórico de manutenção de cada ferramenta pode, assim, ser acompanhado durante anos.

Serviço de assistência

Os moldes por nós fabricados podem ser ensaiados na nossa empresa-mãe, a MENNEKES Elektrotechnik GmbH & Co. KG, que possui cerca de 40 máquinas de moldagem por injeção diferentes. O nosso departamento de construção de ferramentas pode construir ferramentas de moldagem por injeção com peso máximo de três toneladas.

Eletroerosão

Os sistemas CNC de eletroerosão por penetração da OPS/INGERSOLL e os sistemas CNC de eletroerosão por fio da AGIE/CHARMILLES e MITSUBISHI asseguram os mais pequenos detalhes.

CAD-CAM

Os dados 3D ou 2D ou desenhos de artigos que os clientes nos disponibilizam servem de modelo ao nosso departamento de conceção e construção de ferramentas. Os sistemas Cimatron e ProE permitem-nos fabricar os artigos mais complexos. Todas as estações de programação e máquinas CNC estão ligadas em rede.

Fresagem

A moderna tecnologia HSC permite a maquinação, sem qualquer problema, de elétrodos de grafite ou de peças em aço temperado. Os centros de maquinação da DMG ou OPS/INGERSOLL assistem-nos na produção dos seus contornos 3D precisos.

Torneamento

O nosso departamento de produção dispõe de um torno CNC, um torno NC e um torno universal. O torno CNC é uma DMG CTX 400, enquanto o torno NC é uma Boehringer DUS 560. Estas máquinas permitem-nos fabricar componentes individuais de precisão e pequenas séries.