MENNEKES

Power for a liveable future

As nossas medidas de sustentabilidade

Por nossa iniciativa, adotámos diversas medidas através das quais promovemos ativamente a sustentabilidade e estabelecemos padrões. Saiba mais sobre algumas das nossas atividades:

Produção com 100% de energia verde

Os nossos processos de produção não necessitam de combustíveis fósseis, pois utilizam energia 100% verde, ou seja, eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis.

Apesar da otimização, ainda precisamos de combustíveis fósseis, como gás natural ou petróleo, para aquecer alguns edifícios. O nosso objetivo é reduzir, de ano para ano, o consumo de combustíveis fósseis. Compensamos as emissões de CO2 assim geradas através do cancelamento de certificados de carbono.

Produção própria de energia solar

Na nossa unidade em Kirchhundem-Welschen Ennest, produzimos energia solar com sistemas fotovoltaicos instalados nas coberturas de vários edifícios. Uma parte da energia verde produzida é utilizada para autoconsumo, enquanto a parte excedente é injetada na rede pública. Atualmente, estamos a analisar que outras superfícies de coberturas podemos ainda equipar com sistemas fotovoltaicos.

Nova geração de wallboxes produzida de forma 100% neutra em termos climáticos

Todas as versões da nossa nova família de wallboxes AMTRON® 4You são produzidas de forma 100% neutra em termos climáticos. Com diversas medidas, asseguramos que as emissões de CO2 durante a produção dos equipamentos sejam reduzidas ao mínimo possível. Por cada grama de CO2 que ainda é emitido, investimos em projetos de proteção florestal no Brasil e no Peru. O cálculo do balanço de CO2 das wallboxes e dos respetivos cabos de carregamento é realizado em colaboração com a "Fokus Zukunft", de forma detalhada e transparente, e está publicamente disponível para consulta. Pode encontrar mais informações aqui.

Zero emissões na circulação interna

A MENNEKES vive a mobilidade elétrica e passou a utilizar o primeiro camião elétrico para a circulação no recinto da empresa. O FUSO eCanter transporta materiais do armazém para o local de produção e oferece muitas vantagens. O camião está homologado para a circulação rodoviária, pelo que também pode atravessar a via pública. Os trajetos curtos não afetam o motor elétrico cujo desempenho é, por isso, muito superior ao de um motor convencional na circulação interna. Os arranques e paragens frequentes não causam qualquer problema a um veículo elétrico.

O camião efetua cerca de 15 trajetos por dia entre os pavilhões em Welschen Ennest. Como não produz emissões, pode estacionar dentro do pavilhão e ser carregado com toda a comodidade, independentemente das condições meteorológicas. A carroçaria foi construída à medida e especificamente adaptada aos contentores de armazenamento. O veículo tem uma autonomia total de cerca de 200 km, o que significa que, na MENNEKES, apenas precisa de ser carregado aproximadamente a cada quatro semanas, o que pode ser feito nos postos de carregamento internos.

Medidas de poupança energética na produção e na administração

Adotámos várias medidas que nos permitem poupar energia na nossa produção e administração. Nos edifícios da nossa unidade em Kirchhundem-Welschen Ennest, por exemplo, utilizamos um método especial de gestão da energia: através de um sistema sofisticado composto por dois reservatórios subterrâneos de água, cada um com capacidade de 200 metros cúbicos, e uma rede de aquecimento local, aproveitamos o calor residual gerado no grande edifício de produção para aquecer e arrefecer os escritórios dos nossos edifícios administrativos, o nosso centro de apoio ao cliente e as salas de descanso e convívio na produção.

Além disso, nos nossos departamentos de produção de peças de contacto e de moldagem por injeção de plástico, temos vindo a substituir sistematicamente as máquinas antigas por máquinas novas ainda mais eficientes do ponto de vista energético.

Estamos a substituir, progressivamente, a iluminação das nossas áreas de produção por fitas LED. Toda a iluminação nos nossos escritórios, corredores, instalações sanitárias e áreas de cozinha desliga-se automaticamente. As luzes acendem-se apenas se for detetada a presença de pessoas na divisão e apagam-se pouco tempo depois de estas saírem.

Todas as medidas de poupança energética são monitorizadas por especialistas através do nosso sistema de gestão da energia MENNEKES, certificado segundo a norma DIN EN ISO 50001.

Redução das nossas emissões de CO2

Diversas medidas permitiram-nos alcançar uma redução gradual das nossas emissões de CO2, graças também ao contributo significativo das medidas de poupança de energia acima referidas. Além disso, ao longo dos últimos anos, procedemos à conversão da nossa frota empresarial para veículos elétricos e híbridos, e continuamos a expandir a frota de carros elétricos. Desde 2022, os nossos colaboradores estão proibidos de viajar de avião para destinos nacionais. Em vez disso, utilizam os nossos carros de serviço e o comboio.

Os nossos parques de estacionamento para colaboradores e clientes nas unidades de Sauerland e Erzgebirge estão amplamente equipados com pontos de carregamento para veículos elétricos. Só na nossa unidade em Kirchhundem-Welschen Ennest, onde se encontra o nosso centro de apoio ao cliente, construímos 50 lugares de estacionamento com postos de carregamento e wallboxes, um número que ainda iremos aumentar para 100, tornando-o num dos maiores parques de estacionamento com opções de carregamento no sul da Vestefália.

Os nossos colaboradores efetivos também têm a possibilidade de alugar uma bicicleta de serviço – escolhida no revendedor de bicicletas da sua preferência e que podem gerir comodamente através de uma aplicação.

 

Reciclagem de materiais

Na nossa produção, cujo sistema de gestão ambiental é certificado segundo a norma ISO 14001, aplica-se o chamado conceito de moinho: materiais como, por exemplo, os resíduos de plástico que sobram da produção das nossas fichas, tomadas e soluções de carregamento para a mobilidade elétrica são reciclados de forma sistemática, tal como as aparas de latão que são fundidas e reutilizadas na produção das nossas peças de contacto.

Construção sustentável

Os nossos edifícios mais recentes foram construídos de acordo com os critérios da Sociedade Alemã para a Construção Sustentável (Deutsche Gesellschaft für nachhaltiges Bauen, DGNB), que tencionamos aplicar igualmente em todos os futuros projetos de construção. Segundo o modelo dos três pilares da sustentabilidade – ambiental, económico e social –, os nossos novos edifícios são construídos de modo a 1) preservar, tanto quanto possível, os recursos e o ambiente; 2) permitir a sua utilização versátil e rentável ao longo de todo o ciclo de vida; e 3) levar em devida conta aspetos sociais como a acessibilidade, o isolamento acústico e a iluminação ideal dos postos de trabalho, das salas de reuniões e das zonas de descanso.

Os nossos últimos edifícios, por exemplo, foram construídos com madeira e estruturas híbridas de madeira e betão. Sempre que possível, optamos por materiais com o rótulo ecológico "Blauer Engel" e por madeira que cumpre os requisitos do sistema internacional de certificação florestal PEFC para a gestão sustentável das florestas. Para melhorar a acústica, a iluminação e a versatilidade de utilização, instalámos, por exemplo, painéis suspensos de madeira ripada nos tetos e grandes clarabóias nos telhados, bem como divisórias móveis nas salas de reuniões e de formação.

Embalagens ecológicas

Muitas das nossas soluções de produtos já são fornecidas em embalagens de papel e cartão puro, sem impressão a cores, sacos de plástico nem poliestireno – como, por exemplo, as nossas wallboxes AMTRON® e as nossas estações de carregamento AMEDIO®.

Soluções de produtos com baixo teor de chumbo

Graças à tecnologia de estampagem e dobragem, a nossa gama de produtos já inclui soluções com baixo teor de chumbo. Atualmente, estamos a trabalhar num grande projeto para desenvolver novos produtos com peças de contacto com baixo teor de chumbo, em conformidade com as diretivas da UE em vigor.

Utilização sustentável da água

A nossa oficina de moldagem por injeção de plástico dispõe de um circuito fechado de água/refrigeração. Assim, apenas consumimos a água estritamente necessária para a refrigeração das nossas máquinas.Na nossa unidade em Kirchhundem-Welschen Ennest, a água utilizada para o arrefecimento das máquinas, depois de aquecida, é recolhida num reservatório subterrâneo, onde volta a arrefecer naturalmente para depois ser reutilizada na refrigeração das máquinas. Deste modo, não é necessário utilizar água doce nova.