Choose your country

MENNEKES

Fichas e tomadas CEE para tensões de serviço nominais acima de 50 V

Posição da manga do contacto de terra relativamente à ranhura principal para várias tensões e frequências. Os códigos de cores correspondem à tensão nominal.

* Posições das horas não normalizadas e livres para utilização em aplicações especiais.
**Posições das horas não utilizadas.

Posição do contacto de terra

As fichas e tomadas com tensões nominais acima de 50 V têm de ter um contacto de terra. Para prevenir uma introdução incorreta, uma saliência na ficha encaixa numa ranhura na tomada, garantindo dessa forma que o pino ou casquilho do contacto de terra está corretamente posicionado de acordo com a norma elétrica aplicável. Às posições do contacto de terra para as diversas frequências e tensões é atribuída uma posição equivalente às horas do relógio, de acordo com a tabela 104 da norma EN 60309-2:1999 + A1:2007 + A2:2012.

O encaixe incorreto não intencional é impedido pelo facto de o pino de contacto do condutor de terra ter um diâmetro maior do que os pinos de contacto do condutor externo, não podendo, por isso, ser inserido nos casquilhos de contacto do condutor externo. O utilizador não deve poder alterar a posição do contacto de terra ou de qualquer contacto N existente em relação à ranhura de uma tomada ou à saliência de uma ficha. Também é necessário evitar que um miolo de ficha possa ser inserido no invólucro de uma tomada ou de um conector.

Marcação e disposição dos contactos

Nas fichas e tomadas reconectáveis, os contactos têm de ser marcados com os símbolos seguintes:

  • Com três condutores externos, os contactos de fase devem ser marcados com L1, L2, L3 ou 1, 2, 3; o contacto neutro (caso exista) deve ser marcado com a letra N e o contacto de terra com o símbolo ⏚.
  • Com um condutor externo, o polo ativo L/+ deve ser marcado com o símbolo ⏚ para o contacto de terra, se for caso disso.

Os casquilhos de contacto de tomadas e conectores com tensões de serviço nominais acima de 50 V têm de ser dispostos no sentido dos ponteiros do relógio, vistos de frente.